Uma das histórias de como surgiu o primeiro plástico foi em 1862, onde o inglês Alexander Parkes fez sua primeira experiência com um material orgânico à base de celulose. Percebeu que ao ser aquecido o material podia ser moldado em diferentes formatos, assim nascia um dos primeiros tipos de plásticos, nomeado parkesina. Seu uso na indústria iniciou-se, aproximadamente em 1920 onde se originaram diversos plásticos.
O plástico é um polímero, material obtido a partir de uma junção de moléculas denominadas monômeros interligadas quimicamente.

bandejas de isopor - varias cores

                              Bandejas de Isopor – uma das mais utilizadas formas do poliestireno.

Um dos plásticos mais comuns no dia a dia do Brasileiro é o Poliestireno. Possui alta densidade, é quebradiço, amolece em baixas temperaturas, queima relativamente mais fácil que outros plásticos, liberando cheiro de “estireno”, e é facilmente alterado por muitos tipos de solventes. Impermeável e rígido, leve. Utilizado para fabricar copos descartáveis, pentes, escovas, embalagens de pós compactos e sombras, brinquedos, caixinhas de CDs e equipamentos de laboratório, tais como pipetas descartáveis, seringas, béqueres e funis de plásticos.

Reciclagem

O Poliestireno expandido ou EPS, o popular isopor demora em média 150 anos para se decompor na natureza. O isopor é 100% reciclável, porém poucas pessoas sabem disso, logo, o isopor é descartado como lixo comum e é um dos grandes responsáveis por entupir bueiros e ralos na cidade. O processo de reciclagem do material é feito através de uma máquina que processa o plástico e reduz o tamanho, ao contrário do processo de produção do isopor, onde é expandido.

isopor reciclado
                                    Processo de reciclagem.

Em seguida é colocado em uma espécie de triturador onde vira pó finalizando assim a primeira parte do processo. Em uma segunda etapa uma empresa de Santa Catarina, a Santa Luzia, recebe o material desde 2002 transformando-o em diversos tipos de revestimentos e materiais resistentes como o EcoBrick ou também pode ser utilizado em rodapés, decorações para paredes e molduras.

EcoBrick - Reciclado

                                    EcoBrick – Material resistente fabricado a partir de Poliestireno reciclado.

Estima-se que por ano sejam produzidas 60 mil toneladas de isopor. Para evitar que o descarte deste material cause prejuízos ao ambiente, é necessário se atentar à forma correta de eliminação. O isopor deve ser descartado nas lixeiras vermelhas, onde são recolhidos outros tipos de plástico, e destinados à reciclagem.