Você sabia?

O Brasil está em 9° lugar no ranking de reciclagem mundial desse material, sendo que apenas 21% do total de plástico é reciclado no Brasil, equivalendo a 950 mil toneladas por ano.

Na frente do Brasil estão países como Alemanha (34%), Suécia (33,2%), Bélgica (29,2%) e Itália (23%), essa porcentagem é baixa, pois a maioria do plástico sucateado é encaminhado para incineração.

Vantagem da reciclagem

A reutilização de plástico reciclado na produção economiza 70% de energia, considerando todo o processo desde a exploração da matéria-prima primária até a formação do produto final. Além disso, se o produto descartado tiver como destino aterros sanitários, poderia estar causando imensos problemas ao meio ambiente. Isso pode ser entendido como uma alternativa para as oscilações do mercado abastecedor e também como preservação dos recursos naturais, o que reduz sensivelmente os custos das matérias primas. O plástico reciclado tem infinitas aplicações, tanto nos mercados tradicionais das resinas virgens, quanto em novos mercados.